Pular para o conteúdo principal

Registro de antidepressivos genéricos foi restabelecido

Registro de antidepressivos genéricos foi restabelecido

É recomendável a ação porque afasta o risco de enfraquecimento da política pública dos genéricos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teve o seu poder restabelecido na concessão dos registros de medicamentos genéricos e similares que são baseados no princípio ativo escitalopram (antidepressivo).

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, fez com que a decisão suspendesse os efeitos da sentença da Justiça Federal do DF, em relação à qual já havia sido interferido idêntico pedido, no TRF da 1ª Região.

Com a suspensão da sentença, o ministro afirma que é recomendável a ação porque afasta o risco de enfraquecimento da política pública dos medicamentos genéricos adotada no país. Será favorável à população, principalmente à parcela com menor poder aquisitivo.

O farmacêutico-bioquímico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus, alerta que com o adiantamento de um ano, essa possibilidade de produção de genérico do escitalopram deve reduzir os custos de tratamento dos pacientes.

“Muito embora a antecipação de patentes possa desestimular as pesquisas de novas drogas, o interesse público predominou como deve ser, apesar do consumo desse medicamento não ser expressivo”, declara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita do Farmacêutico

Um embate entre entidades médicas e farmacêuticas teve início com a publicação, no Diário Oficial da União, da Resolução nº 585 do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O texto determina que farmacêuticos poderão prescrever remédios vendidos sem receita, a exemplo dos analgésicos e antitérmicos, além de produtos com finalidades terapêuticas. A medida regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e reforça o papel desse profissional no cuidado direto ao paciente, estabelecendo que ele poderá tratar “transtornos menores” como uma dor de cabeça ou uma diarreia com uma espécie de receituário com indicação por escrito com instruções de uso. Veja matéria na íntegra no site da Fiocruz

O Amor é maior que o medo (versão legendada)

NOVO MEDICAMENTO PARA EMAGRECER

...A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity ...Resultado da medicina moderna, como própria VEJA explica, o medicamento vem para solucionar um dos grandes problemas do homem no século XXI, emagrecer em enfrentar grandes efeitos colaterais, aumentando a sensação de saciedade causando o mínimo de danos. Ele também está aí para os 300 milhões de diabéticos, 14 milhões no Brasil, que do total, 80% pesam mais do que deviam. A verdadeira “bala de prata contra o excesso de peso”.... site do fabricante:  http://www.victoza.com/