Pular para o conteúdo principal

Registro de antidepressivos genéricos foi restabelecido

Registro de antidepressivos genéricos foi restabelecido

É recomendável a ação porque afasta o risco de enfraquecimento da política pública dos genéricos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teve o seu poder restabelecido na concessão dos registros de medicamentos genéricos e similares que são baseados no princípio ativo escitalopram (antidepressivo).

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, fez com que a decisão suspendesse os efeitos da sentença da Justiça Federal do DF, em relação à qual já havia sido interferido idêntico pedido, no TRF da 1ª Região.

Com a suspensão da sentença, o ministro afirma que é recomendável a ação porque afasta o risco de enfraquecimento da política pública dos medicamentos genéricos adotada no país. Será favorável à população, principalmente à parcela com menor poder aquisitivo.

O farmacêutico-bioquímico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus, alerta que com o adiantamento de um ano, essa possibilidade de produção de genérico do escitalopram deve reduzir os custos de tratamento dos pacientes.

“Muito embora a antecipação de patentes possa desestimular as pesquisas de novas drogas, o interesse público predominou como deve ser, apesar do consumo desse medicamento não ser expressivo”, declara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÍLULA "CONTRA O CÂNCER". OS PACIENTES NÃO PODEM ESPERAR

É PRECISO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO URGENTEMENTE O ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, disse nesta quarta-feira (30) que irá sugerir ao Congresso e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação da fosfoetanolamina como suplemento alimentar. "Seria uma forma de tirar essa substância do câmbio negro e dar legalidade a esse produto", afirmou em coletiva de imprensa. "Sabemos que existe um mercado subjacente." Segundo Pansera, a ideia é propor um projeto para que a substância, que ficou conhecida como "pílula do câncer", possa ser produzida e distribuída em farmácias e lojas legalizadas, mas sem o status de medicamento. A distribuição ocorreria antes mesmo do fim das pesquisas pré-clínicas, em animais, e clínicas, em humanos, etapas consideradas fundamentais para comprovar a segurança e a eficácia do produto contra o câncer. Questionado, o ministro disse que a decisão se baseia no resultado dos primeiros estudos realizad...

NOVO MEDICAMENTO PARA EMAGRECER

...A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity ...Resultado da medicina moderna, como própria VEJA explica, o medicamento vem para solucionar um dos grandes problemas do homem no século XXI, emagrecer em enfrentar grandes efeitos colaterais, aumentando a sensação de saciedade causando o mínimo de danos. Ele também está aí para os 300 milhões de diabéticos, 14 milhões no Brasil, que do total, 80% pesam mais do que deviam. A verdadeira “bala de prata contra o excesso de peso”.... site do fabricante:  http://www.victoza.com/

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

DIA 29 DE AGOSTO. DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO Clique aqui e saiba mais Fonte: http://www.combateaocancer.com Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulada pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social...