Pular para o conteúdo principal

FARMACÊUTICO DE PLANTÃO: MEDICAMENTOS PARA DOENÇA PULMONAR

SUS disponibiliza medicamentos para Doença Pulmonar Crônica

O Ministério da Saúde vai incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos para tratar os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Na lista, estão budesonida, beclometasona (corticoides inalatórios), fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol (broncodilatadores).  Atualmente, esses medicamentos já estão disponíveis no SUS para outras finalidades, como tratamento da asma. Agora, eles poderão ser indicados também para a DPOC, que acomete os pulmões e atinge, principalmente, ex-fumantes. A rede pública de saúde terá até 180 dias para disponibilizar os produtos. Além disso, serão incluídas na lista outras linhas de cuidado para tratar a doença, como a vacina contra influenza, por exemplo.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa mostra o acerto no processo de inclusões da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), a fim de ampliar o acesso da população aos medicamentos gratuitamente. “A DPOC é uma doença frequente, que afeta boa parcela dos brasileiros. A medida permitirá a melhora na qualidade de vida dos pacientes, além de contribuir para a economia nas finanças  das famílias”,   afirmou.

A DPOC está relacionada ao tabagismo e à exposição passiva ao fumo, à poeira e à poluição. A doença causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória. Sua prevalência ocorre principalmente em adultos acima de 40 anos (15,8%) e é apontada como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

De acordo com dados do Ministério da Saúde , o número de mortes aumentou 12% em cinco anos. Em 2005, foram registradas 33.616 e, em 2010, 37.592. Ano passado, as internações chegaram a 116.707 casos. Até julho de 2012, já foram notificadas 57.881 internações, que custaram R$ 45,1 milhões ao governo federal.

Protocolo – Para nortear uma assistência médica e farmacêutica efetiva e de qualidade quanto ao tratamento da doença, o Ministério da Saúde está elaborando um protocolo clínico para a DPOC. O objetivo é estabelecer critérios de diagnóstico de doenças, de análises de tratamentos com os medicamentos e doses adequadas, criar mecanismos para o monitoramento clínico quanto à efetividade do tratamento e supervisão de possíveis efeitos adversos e para a garantia da prescrição segura e eficaz. De acordo com o MS, o documento já passou por consulta pública e, após contribuições, será publicada portaria para criação do protocolo.

Com Assessoria de Imprensa – Ascom/MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Amor é maior que o medo (versão legendada)

NOVO MEDICAMENTO PARA EMAGRECER

...A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity ...Resultado da medicina moderna, como própria VEJA explica, o medicamento vem para solucionar um dos grandes problemas do homem no século XXI, emagrecer em enfrentar grandes efeitos colaterais, aumentando a sensação de saciedade causando o mínimo de danos. Ele também está aí para os 300 milhões de diabéticos, 14 milhões no Brasil, que do total, 80% pesam mais do que deviam. A verdadeira “bala de prata contra o excesso de peso”.... site do fabricante:  http://www.victoza.com/