Pular para o conteúdo principal

ALIMENTE SEU PET CORRETAMENTE


ESCOLHA A RAÇÃO IDEAL
qual a melhor ração
COMPRE RAÇÃO PREMIUM E SUPER PREMIUM AGORA MESMO

No Brasil, hoje, temos diversos tipos de ração com qualidades diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos classificá-los em três grupos. As Super Premium tem melhor qualidade, mas cada cão irá se adaptar a uma ração diferente, não tem regra.

RAÇÕES POPULARES

São produtos mais baratos que existem no comércio. Normalmente, formuladas com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, etc. Tais ingredientes na ração de uma vaca, ou de um cavalo, seriam de excelente digestão, mas, voltando àquela historinha, nosso amigo é um carnívoro e precisa de proteína de origem animal, pronta a ser assimilada pelo seu organismo. Normalmente vende à granel (por peso) em feiras e mercearias. Não são recomendadas.

OBS.: Os vegetarianos de quatro patas têm a capacidade de transformar proteínas e carboidratos de baixa qualidade em “produtos mais nobres”. Os cães e gatos precisam dos produtos nobres já prontos.

RAÇÕES "STANDARD"

São produtos de empresas de renome, na maioria das vezes, buscam através da mídia uma fatia maior do mercado consumidor. Por serem produtos de empresas maiores, têm um compromisso maior com a sua qualidade e são formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que as rações populares. Contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, etc. Porém ainda não são “ideais” quanto à digestibilidade, porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. Quanto ao custo, estão numa faixa intermediária de preços.

MARCAS DE RAÇÃO STANDARD
– Alpo
– Biriba
– Big Boss
– Champ
– Deli Dog
– Dog Show
– Herói
– Kanina
– Frolic
– Líder
– Nero
– Pitty

RAÇÕES PREMIUM E SUPER PREMIUM

São produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem, ainda, uma vida mais saudável. e reduzem o volume das fezes do animal.

– Baw Waw
– BomGuy
– Dog Chow
– Excellence
– Ecopet
– Foster
– Gran Plus
– K&S
– Max
– Naturalis
– Pedigree
– Sabor e Vida
– Vitalcan
– Vitta Natural

As Rações Super Premium são assim classificadas a partir de um certo percentual de digestibilidade, o que pode variar de acordo com os interesses dos fabricantes, pois não há um “padrão” neste sentido. Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compõem a ração. As fontes proteicas devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, digestas de frango, carne de ovelha, ovos, etc.). E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres como, por exemplo, óleo de linhaça. Fontes proteicas vegetais como soja, glúten, etc. não têm alta digestibilidade. É bom desconfiar de produtos que têm em sua relação de componentes coisas como “carne de aves” (urubú também é ave / e de que parte da ave estão falando? Pena e bico são proteína pura e de baixíssima digestibilidade). O que pode aumentar a digestibilidade da ração é a presença de fibras de moderada fermentação (p.ex. polpa de beterraba branca), que aumenta a eficiência absortiva dos enterócitos. Outro ingrediente que melhora a digestibilidade são os F.O.S. (fruto oligo sacarídeos), que alimentam a microbiota intestinal, ou seja, beneficia o crescimento de “boas bactérias” no intestino, o que leva a uma melhor fermentação do bolo alimentar.

– Eukanuba
– Cibau
– N&D
– Royal Canin
– Hill’s
– Proplan
– Golden e Premier Pet
– Equilíbrio
– Ciclos
– Huggy
– Premiatta
– Premier

Resumindo, quando compramos uma ração, devemos estar atentos aos níveis de garantia (percentuais de proteína, gordura, etc. ) e a qualidade dos ingredientes. Por exemplo, uma ração para cachorro deve ter, no mínimo, 18% de proteína. O que é relativo porque carne é fonte de proteína e pena da galinha também. Carne é bem mais digerível que pena. Outro detalhe é o equilíbrio entre percentuais de proteína e gordura. Não é eficiente uma ração com 30% de proteína e 8% de gordura, nem outra com 18% de proteína e 20% de gordura. Cachorros com problemas renais não podem ingerir muita proteína. Sempre converse com seu veterinário antes de escolher uma ração pro seu cachorro.


Um quarto grupo de rações pode ser citado, as rações terapêuticas. Têm indicação clínica sendo auxiliares no tratamento de diversas enfermidades. Seu uso deve obedecer aos critérios do Médico Veterinário responsável pelo cão.



RAÇÃO IDEAL PARA YORKSHIRE

Apesar de existirem rações específicas para raças de cães, muitas vezes os cães não se adaptam a essa ração. Ou ficam com alergia, ou o pelo cai muito, ou ele tem diarreia, ou faz cocô demais. Enfim, cada cão é um cão e não necessariamente porque uma ração foi feita pra raça do seu cachorro é que ele irá se adaptar melhor à ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Amor é maior que o medo (versão legendada)

NOVO MEDICAMENTO PARA EMAGRECER

...A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity ...Resultado da medicina moderna, como própria VEJA explica, o medicamento vem para solucionar um dos grandes problemas do homem no século XXI, emagrecer em enfrentar grandes efeitos colaterais, aumentando a sensação de saciedade causando o mínimo de danos. Ele também está aí para os 300 milhões de diabéticos, 14 milhões no Brasil, que do total, 80% pesam mais do que deviam. A verdadeira “bala de prata contra o excesso de peso”.... site do fabricante:  http://www.victoza.com/